Retiros e Encontros

Imersão Profunda no Coração – Retiro de Mulheres

Uma descida em presença consciente aos lugares do Coração Profundo E Práticas Femininas de Primavera

22 e 23 de Abril (09:30 de Sábado - 17:00 de Domingo)

Daniela Velho, Lila Moreira

Santuário Dewachen

Neste Retiro faremos uma Viagem pelo potencial ilimitado de energia amorosa e compassiva, nutrição e cura do Coração e preparamos o corpo para a entrada num novo ciclo do ano que se inicia na Primavera através de práticas alimentares e outras que apuram o organismo e os sentidos para receber a vitalidade das estações mais quentes e extrovertidas.

 

MOVIMENTO DE IMERSÃO NO CORAÇÃO

 

O Coração é muito mais do que aquilo que ficcionamos acerca dele. É considerado
por algumas tradições espirituais da humanidade, como um centro físico, energético e emocional onde podemos tocar a nossa Essência Profunda.

Em particular na tradição budista tântrica, o Coração é o centro do Mandala Sagrado que somos, permeado de qualidades fundamentais e irradiantes e fonte de Amor.

 

O movimento de Imersão no Coração profundo como centro do ser, é uma viagem pelo nosso potencial ilimitado de compreensão, de sabedoria e de mergulho na fonte incondicional de energia amorosa e compassiva, de nutrição e cura que nos habita.

PROPOSTA

 

O Coração permite-nos conhecer a realidade tal como ela é e viver a partir dele é viver a partir do nosso estado natural de abertura, plenitude, felicidade e amor.

 

Ter o nosso Coração como Guia, acolhendo amorosamente a sua sabedoria, é uma forma muito radical e poderosa de viver.

 

Quando acedemos ao Coração, é inevitável, as questões mais profundas começam a surgir – quem sou eu e como estou a viver a minha vida?

 

E quando questionamos, a informação começa a fluir do universo e das entranhas do corpo. É incrivelmente belo, comovente e poderoso.

 

O Coração sabe, e quando aprendemos a escutá-lo e a seguir a viagem que ele tem para nós, começamos a viver a nossa verdadeira Vida.

 

Tocar o espaço infinito de liberdade e consciência amorosa que somos, profundamente revelador, curativo e inspirador é, nesta proposta, o lugar mais belo a que podemos aceder numa imersão consciente e compassiva no Coração.

 

Neste Retiro faremos práticas contemplativas e meditativas que nos chegam desde a ancestralidade e que nos permitem voltar à nossa humanidade e à base da nossa experiência através do Coração.

 

É neste espaço que vos convido a mergulharmos juntas, em reverência e gratidão.

 

Partilhar com outras mulheres espaços de Amor e cuidado, acolhimento, não- julgamento e aceitação pura daquilo que somos na nossa imensa e bela diversidade, é para mim um privilégio, respeitando e honrando as diferenças que existem (física, mental e emocionalmente) e apoiando-nos mutuamente uma escuta profunda e compassiva onde se abrem caminhos de regresso a uma intimidade comum manifestada no não-tempo e no não-espaço onde a verdadeira pertença irradia de forma espontânea e natural.

O QUE PODERÁS EXPERIENCIAR NESTE RETIRO?

 

 

1 – Coração Profundo

  • Chegar a Casa, chegar ao Corpo, chegar ao Coração
  • A inteligência incondicionada do Coração
  • A Sabedoria do Coração e o conhecimento da mente conceptual
  • O Coração Profundo como Portal para a compreensão profunda, o Amor e a Compaixão incondicionais.
  • O Coração como Guia – escutar o Coração e abraçar a viagem que ele tem para nós
  • Deixar de procurar fora aquilo que temos dentro

 

2 – Vida emocional, intuitiva e sensorial e a importância do Corpo

  • Reconexão com a vida emocional, intuitiva e sensorial como Portal para a experiência do Coração profundo
  • A importância da consciência somática na descoberta do Coração Profundo
  • Relaxamento profundo e reconexão
  • Incubação
  • Aceitação Radical (não julgamento, integração e libertação)
  • Reconhecer padrões, crenças, ficções e juízos limitadores
  • Libertar medos, inseguranças, ansiedade, desconexão e tensão
  • intuição
  • Alinhar Intenção e Coração

 

3 – Amor e compaixão radicais

  • Amar Incondicionalmente – uma qualidade natural do Ser profundo
  • Práticas e reconexão com o Amor incondicional que somos
  • Amor e Compaixão radicais
  • Maitri – desenvolver amor incondicional por nós próprios
  • Extender o Amor a todos os seres
  • Cultivar um Coração Desperto

 

QUE NOVAS POSSIBILIDADES ABRIRÁS NOS DESAFIOS DA VIDA QUOTIDIANA? 

 

  • Um leque vasto de práticas de presença consciente e sensível, de reflexão,
    meditação e contemplação, para aprofundamento da experiência de reconexão com o Coração Subtil e Profundo, sabedoria do coração, propósito e intuição, e de reconhecimento da nossa natureza profunda através do silêncio, da respiração, dos sentidos e do movimento.
  • Reconhecimento do potencial de vivermos alinhados com o coração
    Compreensão da ciclicidade, impermanência e interdependência nos estados físicos, mentais e emocionais.
  • Reconhecimento de padrões e crenças e formas de libertação de
    condicionamentos mentais e emocionais.

 

UM POUCO DO QUE SOU

O meu nome é Daniela Velho e investigo, pratico e partilho sobre práticas meditativas e contemplativas de consciência somática, aprofundamento e ampliação de estados de presença consciente, de amor e compaixão em movimentos de regresso ao Corpo, ao Coração e à Terra. Sou autora de programas de formação, formadora e instrutora desde 2012. Sou também co-fundadora dos Projectos Visão Pura e Santuário Dewachen que visam promover a formação na área da meditação e desenvolvimento da consciência. No âmbito deste último, sou cuidadora do Centro de Retiros Dewachen, onde esqueço quem julgo ser e reaprendo a linguagem das árvores, das plantas, das flores, dos pássaros e das pedras. Sou Mulher, mãe, cuidadora e uma apaixonada pela Vida.

 

UMA SURPRESA PARA TI!

 

 

COZINHA MEDICINA DE PRIMAVERA

com a Lila Moreira

Nutrição Consciente

 

Na área da nutrição consciente, teremos uma manhã dedicada ao tema “Cozinha Medicina de Primavera” com a nossa Lila Moreira, onde vamos aprender e partilhar sobre práticas de regulação fisiológica, mental e emocional após o Inverno, abraçando uma vez mais a ciclicidade, os alimentos mais adequados a esta estação do ano e os ritmos da Terra e do Corpo.

 

PROPOSTA

 

A Primavera chega sem data marcada e começa a ser sentida no corpo com os raios de sol mais permanentes e um movimento que nos leva para fora, qual girassol em busca de luz, após o tempo de visita às profundezas do nosso ser.

No Inverno a alimentação tem uma tendência a procurar mais hidratos de carbono, proteínas, processados e conservas que, não havendo tanta variedade de legumes e frutas frescas disponível, nos apoiam a gerar energia e calor.

 

Depois desta fase, a Primavera abre-te as a portas da abundância de cores e sabores, para frutas, legumes, vegetais como fontes extraordinárias de saúde, cuidado e bem-estar.

 

A Cozinha Medicina de Primavera traz-nos um conjunto de práticas, muitas delas tradicionais e ancestrais, com o propósito de regulação fisiológica, mental e emocional após o Inverno.

 

Estas práticas apuram o teu organismo e os teus sentidos para receberem a vitalidade das estações mais quentes e extrovertidas.

Herbalismo e alimentação são as bases fundamentais para este encontro, abarcando cuidados internos (fisiológicos) e também externos, como pele, cabelo e casa.

 

Abrindo a possibilidade de um compromisso como o teu feminino, com a mulher em ti que se cuida e transforma, melhora o seu bem-estar, mergulha profundamente no cuidado e atenção para com o seu organismo de forma integral.

Estas Práticas de curas femininas de Primavera, têm um potencial de libertação de toxinas, têm também como objectivo o cuidado e a regulação do teu organismo.

Abordaremos ainda os alimentos Sazonais de Primavera e os seus benefícios nesta altura do ano.

TEMAS QUE ABORDAREMOS

 

  1. Herbalismo: preparados herbais para Purificar, regular e nutrir o organismo após os meses de Inverno, Cuidados Íntimos, Cuidados de Pele
  2. Alimentação e Cozinha: práticas de detox – alimentos crus, sumos/smoothies e jejum, receitas de Primavera, alimentos sazonais
  3. Meditação
  4. Práticas de Geomedicina
  5. Limpezas de Primavera: casa, mente e emoção

 

O QUE LEVAS CONTIGO PARA A TUA VIDA QUOTIDIANA?

 

  • Melhoramento do teu sistema digestivo
  • Estimulação dos teus sistemas circulatório e linfático
  • Estimulação do teu intestino
  • Melhoramento do teu sono e da tua disposição
  • Melhoria na tua memória
  • Regulação dos teus ciclos menstruais e hormonais
  • Cura de inflamações ao nível do teu sistema digestivo e reprodutor
  • A tua Pele e o teu Cabelo podem ficar mais fortes e com mais brilho, mais cuidados e hidratados
  • Perda de peso (esta não é a a finalidade do Programa, mas pode ser um efeito adjacente ao Detox)
  • Melhoramento da tua vitalidade
  • Maior consciência do teu corpo
  • Apoio a transições alimentares

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL

 

Terás ainda a opção de fazer mais 4 sessões de tutoria individual ao longo de 4 semanas (as condições especificas serão, entretanto, fornecidas) de forma a teres um apoio individual para implementação e avaliação em maior profundidade do efeito do Programa de Detox e Curas de Primavera, questões emocionais e processos individuais.

 

 

PARA QUEM AINDA NÃO CONHECE A LILA

Mulher, Mãe, Irmã, Cuidadora. Vivo da experiência e observação da Terra e dos seus ciclos, num profundo respeito por tudo o que ela nos dá. Terapeuta, Herbalista, Curandeira, trabalho com alimentação consciente e medicinal, cristaloterapia, educação somática, práticas de herbalismo holístico e ancestral, xamanismo, terapia de sonhos. Criação e cura são dois focos que me despertam a cada dia e que inspiram cada gesto do meu trabalho.

O ESPAÇO NATURAL ONDE O ENCONTRO DECORRERÁ

 

 

O Encontro decorre no Santuário Dewachen que é um espaço que estamos a ajudar a regenerar através de práticas de presença consciente, amorosa e compassiva.

 

É um local onde a vida é reverenciada e respeitada e onde procuramos cultivar as condições necessárias para o crescimento e florescimento de uma comunidade de seres vivos que usufrua de toda a abundância que aqui se manifesta em tranquilidade e amor.

 

Este lugar é cuidado com o Coração e isso sente-se por quem procura momentos de reconexão com o sagrado e com o significado profundo da vida.

 

O Santuário proporciona a quem o visita, através da paz e da abundância que manifesta, uma oportunidade de nos reconectarmos com o que de mais belo e profundo nos habita.

 

É por isso um lugar de regeneração e respeito pela sabedoria da Terra e pela Natureza profunda de toda a Vida.

Abrir as portas desta Casa, enche-nos de Amor e Gratidão, e poder receber quem vem em Busca é para nós uma bênção!

O Santuário também fica perto de espaços naturais muito interessantes, como é o caso da Serra de Montejunto e os Cucos, onde nos podemos conectar de forma muito bela e transformadora com a Terra através de caminhadas, yoga, contemplação, meditação…

 

COMO SERÁ A ALIMENTAÇÃO NESTE RETIRO?

 

 

Como a Primavera nos chama a deixar cair  as camadas que nos foram protegendo do frio,
trabalharemos com uma alimentação simples e desintoxicante.
No Inverno as roupas são a pele e a alimentação é a estrutura que nos defende do frio e mantém o calor do coração.
A Primavera chama-nos a sair da toca, a olhar e estar no mundo em maior plenitude depois deste mergulho ao interior, interno e Inverno.
*
Durante o fim de semana a nossa alimentação será leve, faremos 2 dias de alimentação desintoxicante e por isso sugerimos que o pequeno almoço de sábado, antes da chegada, seja à base de fruta, batidos, sumos e frutos secos, caso essa alimentação respeite o teu contexto fisiológico.
Este pequeno detox é uma proposta. Se esta proposta intervir com alguma questão física ou emocional que tenhas, fala connosco para podermos adequar a alimentação às tuas necessidades.

 

COM QUE VALOR PODERÁS CONTRIBUIR PARA ESTE RETIRO?

 

A contribuição para este Retiro será:

  • 200 euros
  • Pago em 2 vezes (para outras possibilidade, contacta)
  • No caso de dormida em tenda própria ou fora do Santuário o valor acima terá uma redução de 20 euros.

 

O QUE ESTÁ INCLUÍDO?

 

  • Partilha de conhecimentos, práticas e experiências sobre o tema do Retiro
  • Caminhada silenciosa na Serra de Montejunto e reconexão com os elementos naturais
  • Aprender, partilhar e cozinhar no encontro “Cozinha Medicina de Outono”, com Lila Moreira.
  • Alimentação Detox – Refeições ligeiras à base de sumos e saladas.

 

O QUE FAZER PARA GARANTIRES A TUA INSCRIÇÃO?

 

  • Preencher o Formulário anexo até 19 de ABRIL.
  • Transferir 100 EUROS com o preenchimento do formulário, de acordo com as informações dele constantes.

Partilhar

Fica a par das novidades!

RECEBE INFORMAÇÃO SOBRE OS NOVOS RETIROS, WORKSHOPS, CURSOS E ARTIGOS DO BLOG